Segunda-feira, 11 de Outubro de 2010
Solução SVN grátis para projectos académicos

Para o projecto prático de TDI do MCMM andei à procura de serviços que oferecessem servidores SVN grátis, já que teremos que ser vários a programar uma mesma aplicação.Encontrei estes:

http://beanstalkapp.com/

http://unfuddle.com/

http://www.projectlocker.com/

http://sourceforge.net/

 

Escolhi o sourceforge.net apenas por pertencer à Geeknet (SlashDot, ThinkGeek), não tive tempo de experimentar os outros serviços.
 
O registo foi fácil, a activação do servidor SVN é automática (o servidor é criado ao mesmo tempo que criamos o projecto) e o Check-out, Commit e Update funcionaram perfeitamente. Apenas pede autenticação do utilizador para fazer Commit, portanto, tenham em conta que o repositório é público.
 
Já agora, o cliente de SVN que uso habitualmente em ambiente Windows é o TortoiseSVN (http://tortoisesvn.tigris.org/) de download gratuito, e não tive nenhum problema ao fazer o check-out.
 
Habitualmente não trabalho com Mac e o único cliente SVN que conheço é o Versions (http://versionsapp.com/) mas custa 36€. Se alguém conhecer um bom cliente para Mac grátis que deixe nos comentários por favor.

 

Update via Jorge Braz

"(...) relativamente à questão que deixas no fim do teu post, existe 1 solução gráfica cross platform (windows, mac, linux) open source, e consequentemente grátis, que é o rapidsvn http://rapidsvn.tigris.org/."




9 comentários:
De jorge-braz a 11 de Outubro de 2010 às 15:08
Fico feliz por ver que já se começa a utilizar sistemas de "versionamento" nas componentes curriculares dos nossos cursos.
Sinceramente acredito que são ferramentas que nos deveriam ser introduzidas na licenciatura e que solucionariam problemas com que todos os grupos de trabalho se deparam, o típico "Ehh! Gravaste por cima das alterações que estive a fazer ontem à noite, perdi 2 horas de trabalho!".

Agora relativamente à questão que deixas no fim do teu post, existe 1 solução gráfica cross platform (windows, mac, linux) open source, e consequentemente grátis, que é o rapidsvn http://rapidsvn.tigris.org/.

O smartsvn é também uma excelente solução cross platform, implementado em JAVA e disponível para os 3 grandes SOs, com o problema de ser paga (quantos de nós compram a Creative Suite?) .

Muitos dos IDEs também incluem plugins de SVN que resolvem o problema. Aproveito esta deixa para sugerir o novo Aptana 3 beta, que sendo contruido em cima do Eclipse tem plugins para tudo e mais alguma coisa.

Agora se queres a minha opinião, o melhor software de svn, tanto a nível de rapidez de processos, como a nível de entendimento do funcionamento do svn, é a "velhinha" (e para muitos assustadora) linha de comandos.
Da minha experiência, a maior parte dos problemas que existem ao nível de conflitos de SVN mal resolvidos estão relacionados com os merges e resolução de conflitos automáticos que alguns softwares gráficos fazem!

Deixo aqui a sugestão e o encorajamento a que utilizem o linha de comandos e se habituem ao svn co, svn update, svn update -u, svn add, svn commit e companhia.
Se aceitarem o desafio, qualquer dúvida que tenham não hesitem em falar comigo


De nsimaria a 11 de Outubro de 2010 às 15:18
Muito obrigado pelo comentário jorge, vou adicionar a tua sugestão do rapidsvn ao post. Quanto ao svn de linha de comandos, deixo nos comentários de momento para não assustar o pessoal :D fica só para os sysadmin old school ;). Abraço.


De jorge-braz a 11 de Outubro de 2010 às 15:47
Sou tudo menos um "sysadmin old school", mas sou também um forte opositor ao medo irracional que as pessoas têm da linha de comandos que, muito mais que nosso inimigo, pode ser um aliado de grande valor e eficiência!


De carlossantos a 11 de Outubro de 2010 às 15:31
Jorge,

E que tal organizar uma sessão Conversas 2.0 do labs.sapo para falar deste assunto? Será que há interessados nesta temática?


De nsimaria a 11 de Outubro de 2010 às 15:42
O controle de versões é daquelas coisas que parece que não serve para grande coisa e que quando nos habituamos a usar já não podemos viver sem elas. Tal como o Jorge, estou disposto a espalhar a santa palavra quando for preciso :).


De jorge-braz a 11 de Outubro de 2010 às 15:45
Já há algum tempo que ando com uma ideia desse género. É planear as coisas. Podíamos criar um evento no facebook e ver se tínhamos gente interessada.


De carlossantos a 11 de Outubro de 2010 às 15:49
Vamos avançar! Quem quer ajudar a organizar o evento?


De nsimaria a 11 de Outubro de 2010 às 16:00
Carlos, não conheço a dinâmica de organização de eventos do DeCA, já que sou um recém retornado, mas teria todo o gosto em oferecer um testemunho com o título "A quantidade de vezes que o SVN salvou a vida à minha equipa" ;). Ajudarei no que for preciso claro está.


De jorge-braz a 11 de Outubro de 2010 às 16:08
Acho que já deu para perceber que eu estou disponível :)


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. Topography of Terror

. Elevator Pitch: Proposta ...

. Triplestores

. First Meeting

. Review of Tom Stonier’s I...

. Monografia Aphex Twin

. Processing + JMyron + OSC

. VJing with Processing and...

. Nunchuk Norris

. jMyron e Processing

.arquivos

. Maio 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds